quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Relatório do vídeo " O corpo Humano"

O nosso corpo é constituído por 206 ossos rígidos. O nosso osso mais forte é o fémur, que suporta meia tonelada quando saltamos e caímos fazendo força nas pernas. Quando levamos uma pancada forte o nosso osso envia radiações às células que de seguida por um lado dos osso o vão destruir e por outro lado construir, é um processo de regeneração que por isso vai alterando o esqueleto do nosso corpo. O nosso maior órgão é a pele, que pesa 4 kg e mede à volta de 8 metros e meio, o que nós vemos da nossa pele, são células mortas que estão à superfície e formam uma camada protectora para as células vivas. As glândulas soporíferas quando recebem o calor da nossa pele, enviam sangue por um tubo e que vai para a nossa pele, e se transforma em suor. Quando temos falta de colagénio a nossa pele fica fraca e isso pode originar vários problemas. Quando sofremos um corte a ferida è inundada por sangue, as plaquetas juntam-se e tapam a ferida e fios de prótidos cobrem e formam a crosta.
A mão humana foi moldada ao longo de vários anos de prática desde os nossos antepassados macacos. A Luçy tinha músculos semelhantes aos nossos mas com a configuração um pouco diferente, porque era adaptada aos movimentos que esta fazia na altura. O cérebro é o nosso órgão mais vulnerável, ele envia a mensagem para a mão para ela assim fazer certo movimento. O cérebro alcança o exterior através dos sentidos. 9 mil detectores químicos na nossa língua, as papilas gustativas dão-nos a informação se o que nós estamos a comer é amargo, doce, salgado...
O odor sobe pelas narinas e envolve-se numas células que fazem uma ligação eléctrica que é transmitida ao cérebro e que nos trás recordações.
Existe mais espaço no cérebro para a visão do que para os outros sentidos. Um professor dos Estados Unidos está a trabalhar numa projecto em que melhora imenso o sentido auditivo nas pessoas cegas, este projecto consiste em transformar as imagens que nos vemos em melodias musicais que as pessoas cegas com treinam conseguiriam identificar a paisagem.
Eu gostei muito do filme, pois gostava talvez de seguir medicina.

Nenhum comentário: