A boca tem a forma de orifício.
Localiza-se: na cabeça, parte anterior, inferior, central. Limitada superiormente pela abóboda palatina e pelo maxilar superior. Limitada inferiormente pelo maxilar inferior, lateralmente pelas bochechas, anteriormente pelos lábios e posteriormente pelo véu do paladar.
Tem na sua constituição a abóboda palatina, as bochechas, os lábios, o véu do paladar, o maxilar superior e o maxilar inferior.
Tem na sua fisiologia:
Mastigação: É um processo químico, onde intervém a língua (que empurra os alimentos para os varios tipos de dentes e envolve os alimentos em saliva),
os dentes (que trituram, cortam e rasgam os alimentos) e os musculos faciais (que fazem o movimento de abrir e fechar os maxilares).
Ensalivação: É um processo químico, onde intervêm as glândulas salivares (que produzem a saliva) e a saliva (que vai ser envolvida nos alimentos, é constituída por água e tem o ph ideal para a respectiva enzima)
----//----
. As enzimas sao proteínas que aceleram o processo da digestão, são bio-catalizadores, ou seja, nunca se gastam.
. Só existe uma enzima para cada tipo de processo de acelaração, e cada uma dessas enzimas actua num substracto, diz-se por isso enzima específica.
. As enzimas são sensíveis ao ph do meio (cada enzima tem um ph ideal para actuar e só actuam nesse mesmo para que foram feitas e se esse ph for mudado elas deixam de trabalhar) e à temperatura (se a temperatura normal do nosso corpo, 36,5º aumentar, as enzimas destroiem-se, se a temperatura normal do nosso corpo diminuir, elas deixam de trabalhar e ficam inactivas, mas não se destroiem).
. A temperatura ideal das enzimas é a temperatura na qual a velocidade na reacçao das enzimas é máxima.
. A enzima que actua no polissacarídeo amido, é a amilase salivar, porque está na saliva, esta enzima separa o polissacarídeo amido em duas maltoses (que são dissacarídeos).
---//---
Deglutição: É um processo químico, onde intervém a língua (que empurra os alimentos para o véu do paladar, já depois de estarem em bolo alimentar, quando já estão mastigados e ensalivados), o véu do paladar (que levanta e tapa a a comunicação com as fossas nasais para podermos assim engolir os alimentos) e a faringe (que tapa a comunicação com o aparelho respiratório). Este processo resume-se à passagem do bolo alimentar pela faringe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário