domingo, 15 de fevereiro de 2009

Intestino Delgado


O intestino delgado tem a forma de um tubo com cerca de 7,5 m de comprimento e 2,5 cm de diâmetro. Está dividido em duas partes, uma porção rectílinia (duodeno) que são os primeiros 25 cm rectilíneos, e outra porção que é o final do intestino delgado (jejuno-íleo) que faz a ligação com o intestino grosso. Na sua localização, encontra-se em toda a cavidade abdominal e limitado superiormente pelo estômago. Tem na sua constituição umas válvulas coniventes (que aumentam a superfície de absorção e digestão) e umas glândulas intestinais (que segregam um suco intestinal. O intestino delgado é revestido por músculos e tem umas vilosidades intestinais onde se encontram os vasos sanguínios (que absorvem os nutrientes, excepto os lípidos) e um canal ligado à linfa, canal linfático (que absorve os lípidos e as vitaminas lipossolúveis). Na sua fisiologia tem:
Digestão no intestino delgado: É um processo físico e químico. No processo físico, actuam as paredes musculadas (que ajudam a empurrar o quimo para baixo, através dos movimentos peristálticos). No processo químico intervém a bílis (que é uma substância líquida alcalina que serve para dividir a gordura em porções mais pequenas para depois ser mais fácil para o suco pancreático simplificar), o suco pancreático (que contém a enzima lipáse pancreática que actua no canal coledoco ao mesmo tempo que a bilis, é a lipáse que simplifica os lípidos em três ácidos gordos e um glicerol)(o suco pancreático contém também a amilase pancreática que desdobra o amido em duas maltoses)(e ainda contém a tripsina, que é uma proteáse que desdobra os polipeptídeos em dipeptídeos)
. Ambas as enzimas lipáse pancreática e amilase pancreática (que estão contidas no suco pancreático), são reforços das enzimas lipáse gástrica (que actua no estômago) e da amilase salivar (que está contida na saliva, na boca), pois as enzimas ao mudarem de meio destroiem-se, então tem de haver um reforço dessa mesma enzima noutra parte do corpo, para assim acabar de simplificar os nutrientes.
Intervém também o suco intestinal (que contém a enzima que desdobra os dipeptídeos em aminoácidos, que é a erepsina)
. Depois de a amilase pancreática desdobrar o amido em duas moléculas de maltose, no intestino, vai actuar a enzima maltase, que desdobra as duas maltoses em dua moléculas de glicose (que já é monossacarídeo)
. A enzima sacarase, vai actuar na sacarose (dissacarídeo) e vai simplifica-la em uma molécula de glicose e outra de levulose (que são monossacarídeos).
. A enzima lactase, vai actuar na lactose (dissacarídeo) e vai desdobra-la em uma molécula de glicose e outra de galactose (monossacarídeos).
. Durante todo este processo, o quimo passa a quilo e entra para o intestino grosso pelo canal jejuno-íleo e pela válvula íleo-cecal.

Nenhum comentário: