quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Estômago

O estômago tem a forma de um saco em forma de (J), quando está cheio tem uma capacidade de 1,5 litros.
A sua localização é: na cavidade abdominal na parte superior central e inclinado ligeiramente para o lado direito, está limitado superiormente pelo esófago, inferiormente pelo intestino delgado e lateralmente pelo fígado.
Na sua contituição tem um músculo na entrada (esfincter cárdico) e na saída (esfincter pilórico), que ao contrair fecham o estômago para se actuarem os químicos e que ao relaxar abrem o estômago para saírem os alimentos digeridos. O estômago está revestido por paredes musculadas, glândulas gástricas e uma pasta chamada mucosa.
Na sua fisiologia tem:
Digestão no estômago: É um processo físico em que os movimentos peristálticos no estômago fazem ondas peristálticas de 20 em 20 segundos, que envolvem o bolo alimentar com o suco gástrico. O suco gástrico é constituído por ácido clorídico (que tem o ph ácido ideal e as suas específicas enzimas que matam as bactérias nocivas ao nosso organismo).
É um processo químico que contém um grupo de enzimas chamado proteáse gástrica (é o grupo de enzimas que simplifica as proteinas, polipeptideos e dipeptídeos) e que tem uma enzima chamada pepsina que desdobra as proteínas em polipeptídeos. Contém também uma enzima lipáse gástrica que actua nos lípidos e simplifica-os em três ácidos gordos separados e um glicerol.

Nenhum comentário: